segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Evangelho no Lar

"Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu com elas estarei". Jesus (Mateus, 18:20)

A realização do Evangelho no Lar, realizado no ambiente doméstico, é precioso empreendimento que traz diversos benefícios às pessoas que o praticam.

A finalidade de realizar o Evangelho no Lar é estudar, cultivar e praticar o Evangelho de Jesus e, ao mesmo tempo, proteger os lares contra influências espirituais negativas, além de beneficiar pessoas necessitadas por meio de preces e vibrações espirituais.

Quando o Culto do Evangelho no Lar é praticado fielmente à data e ao horário semanal estabelecidos, atrai-se para o convívio doméstico Espíritos Superiores, os quais sustentam o trabalho de evangelização da humanidade e proteção da família. A presença de Espíritos iluminados no Lar afasta aqueles de índole inferior, que desejam a desunião e a discórdia e o ambiente torna-se posto avançado da Luz.
Por muitas vezes, nós jovens, iniciados pela mocidade, não contamos com a participação dos familiares quando estes são convidados ao Culto do Evangelho no Lar. No entanto, sabemos que não estamos na doutrina por acaso, e conhecimento é responsabilidade. Não podemos cobrar dos nossos familiares aquilo que podem ainda não compreender. A espontaneidade deve predominar sempre, para não se produzir um ambiente com ânimos contrários. A ação de um único membro da família, fazendo o Culto do Evangelho no Lar beneficiará a todos. Façamos a nossa parte para a construção desse novo mundo, partindo do nosso lar e de nós mesmos.


ROTEIRO
1) Escolher dia e hora da semana (contando com a presença de todos os familiares), observando rigorosamente a pontualidade para assegurar a assistência dos benfeitores espirituais.
2) Iniciar as reuniões, com o número que for possível de pessoas presentes.
3) Poderá ser feito um rodízio entre os participantes para a prece de abertura, leitura (todos podem comentar, se desejarem) e vibrações.
4) Abrir a reunião com uma prece simples e espontânea, dirigida a Deus, que poderá ser proferida por qualquer participante.
5) Ler um pequeno trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo e, na falta deste, do próprio Novo Testamento.
6) Comentar o trecho lido, com palavras simples e compreensíveis, buscando sempre a aplicação dos ensinamentos de Jesus na conduta pessoal e na vida diária, podendo qualquer dos presentes participar dos comentários, com objetividade e clareza, evitando-se debates e discussões.
7) Realizar, em seguida, vibrações de fraternidade e de amor aos necessitados, na seguinte ordem (ou como preferir):
· Pela paz na Terra e no coração dos homens;
· Pela difusão do Evangelho no mundo;
· Pelo auxílio a enfermos, encarcerados, descrentes e suicidas;
· Pela ajuda aos trabalhadores de Jesus, que se dedicam à prática do Bem e ao esclarecimento público das verdades espirituais;
· Pela fraternidade entre os homens, sem distinção de crenças ou condições sociais.

Recomendações: Não se deve permitir, em hipótese alguma, que a reunião se transforme em trabalho mediúnico ou de debates sobre assuntos doutrinários.
Devemos evitar comentários e críticas ofensivas a pessoas ou religiões, bem como conversas pouco edificantes, antes, durante ou depois da reunião.
Pode ser utilizada música suave e adequada, para melhor realização da preparação e do encerramento.

Não esqueçamos, meus amigos, que por ser a realização do Evangelho no Lar tão importante para a prosperidade do bem, seja dentre os familiares quanto na humanidade, os espíritos menos esclarecidos tentam interferir para impedir a sua realização. Mas nunca desistam. Sejam perseverantes e tenham fé para a continuidade e preservação do Evangelho no Lar toda semana.
São, no máximo, 30 minutos da sua semana que irão trazer um bem imensurável ao seu lar, aos seus entes queridos e ao planeta. Qualquer dúvida, mande-nos um e-mail ou fale com o seu dirigente!

Todos juntos ou, todos juntos!
Um forte abraço!
Fiquem na paz do Mestre!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá amigos!
Estou passando pra avisar que terão início no dia 10/02/2008, na Seara Espírita Jardim das Oliveiras:
- 7ª turma de Mocidade Espírita
- 2ª turma de Pré-Mocidade Espírita

Contamos com as vibrações e a divulgação de vocês.

Abraços fraternos!