quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Ideais de Vida

Nós jovens chegamos em momentos de nossas vidas em que somos induzidos a definir profissão, objetivos pessoais, metas, sonhos, etc. Estudamos para passar no vestibular, cursamos uma faculdade já vislumbrando aquele emprego legal, ganhar um ótimo salário. Aí nos programamos para comprar uma bela casa, o carro do ano, as melhores roupas, freqüentar as melhores baladas. Tudo isso é extremamente válido e faz parte da jornada de qualquer um.
A vida material é necessária, pois através dessa vivência purificamos nosso caráter e nossos sentimentos. Porém, nossa sociedade ainda vive o culto das coisas palpáveis, úteis apenas para que as pessoas disputem uma competição velada para provarem quem é mais bem-sucedido.
Aprendemos, com a Mocidade Espírita, a cultivar valores do coração, que são necessários para que sejamos bons Espíritos e bem-sucedidos na estrada evolutiva cujo fim é estarmos mais próximos de Deus. E o que isso significa para nós?
Significa que devemos encontrar o equilíbrio entre nossos ideais. Foi o que Jesus quis exemplificar na frase “Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”(Mateus 22:21). O Mestre nos deixou a mensagem de que podemos buscar a prosperidade em nossa vida material (“César”), mas sem jamais negligenciar nossa reforma espiritual e de praticar aquilo que Ele nos ensinou.
Busquemos a faculdade, o bom emprego, o carro, a casa e etc., mas ponderemos sempre, em nossos corações o necessário, acima de tudo o que é supérfluo, para que não sejamos dominados pela sede de conquistas. Jamais nos deixemos abater quando desdenharem de nossos ideais de sermos mais espiritualizados e de querermos seguir mais de perto os passos do Mestre Jesus. É possível termos sonhos mais intangíveis, imponderáveis. Sonharmos com um mundo mais unido e solidário, onde todos falam uma mesma língua: o AMOR.
Paulo de Tarso escreveu, em uma de suas epístolas, que as coisas visíveis são passageiras, mas as invisíveis são eternas. Vamos refletir nisso.
Fiquem na Paz!

Alessandro Augusto Arruda Basso – Seara Espírita Jardim das Oliveiras

PS1: Esse é um texto que escrevi para O Trevo e achei legal compartilhar com todos, especialmente aqueles que não tiveram a oportunidade de ler o jornal.
PS2: Se você, aluno de Mocidade, quiser ter seus temas ou textos de sua autoria publicados em O Trevo, fale com seu dirigente.

2 comentários:

Alyssa disse...

É isso aí Alê!
E se alguém tiver algum texto, poema ou qualquer outro arquivo relacionado à mocidade que queira ver publicado no blog, seja dirigente, aluno ou colaborador, envie pra nós pelo e-mail: mocidadelitoralsul@hotmail.com!

Muita paz a todos!
:****

Unknown disse...

Boa reflexão tive ao ler esse texto, querido irmão Alessandro. Não tinha lido no Trevo. Ontem mesmo estava pensando..."O filho de Deus não tem uma pedra para recostar a cabeça", entretanto, nosso amado Mestre foi e sempre será o supremo doador da vida...Busquemos de todo coração acima de tudo o Reino de Deus em nós...E tudo mais será acrescentado..."Eu vim para que tenham vida e vida em abundância"
Não nos angustiemos com o dia de amanhã...O Pai bem sabe do que necessitamos